Segundo tipo mais frequente entre os homens, o câncer de próstata tem 90% de chance de cura quando diagnosticado precocemente. A prevenção da doença, no entanto, ainda não recebe a devida atenção da população. Prova disso são os números alarmantes: em 2020 acometeu mais de 65 mil homens no Brasil e, em 2019, matou 16 mil.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a pandemia piorou esse cenário. Entre 2019 e 2020, houve queda de 21% nas biópsias e 27% no exame de sangue, o PSA, que auxilia os médicos no rastreamento da patologia.
Para se juntar às instituições que buscam conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce, a Fachesf abraçou a campanha Novembro Azul, realizada em todo o mundo. Até o dia 30 deste mês, os aposentados, pensionistas e dependentes diretos maiores de 50 anos que frequentaram o Ambulatório Paissandu nos últimos seis meses estão concorrendo a um check-up completo de próstata com direito a ultrassonografia, exames de PSA, sumário de urina e consulta com urologista. A ação contemplará 50 pessoas.
SEM COMENTÁRIOS