A Fachesf alerta para tentativas de golpes que têm sido realizadas envolvendo processos judiciais, por meio de mensagens via WhatsApp que simulam uma comunicação acerca de ganho de ação judicial.
Nesses golpes, os criminosos se passam por advogados ou servidores da Justiça e trazem uma novidade sobre valores a receber pela vítima. Alegam que o dinheiro está prestes a ser liberado, mas que, para isso, é necessário o pagamento urgente das custas do processo em cartório de modo a viabilizar o recebimento do precatório.
É importante destacar que essas tentativas de fraude podem utilizar dados de processos que de fato estão em tramitação na Justiça, levando a vítima a acreditar na mensagem e efetuar o pagamento de forma rápida, por PIX ou transferência bancária.
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) vem alertando desde 2023 sobre esse golpe do pagamento de precatórios, havendo a apresentação dos fraudadores de detalhes da ação movida pela vítima, como o nome do advogado e o número do processo, por exemplo, e envolvendo os Poderes Executivos municipal, estadual e federal.
O TJPE noticiou que a tentativa de fraude é realizada por meio de carta, e-mail, mensagem de SMS ou WhatsApp, para simular a existência de uma equipe do escritório ou empresa.
Confira a notícia na íntegra: https://portal.tjpe.jus.br/-/tjpe-alerta-para-golpe-dos-precatori-3
SEM COMENTÁRIOS