READING

Confira cota do Plano CD a Conceder em fevereiro

Confira cota do Plano CD a Conceder em fevereiro

No mês de fevereiro de 2023, o Plano CD – Benefício a Conceder (relativo aos Participantes que ainda estão na ativa) registrou desempenho negativo, com desvalorização de -0,21% em relação ao mês anterior, diminuindo o valor da cota do plano para R$15,59. Considerando o desempenho acumulado no exercício de 2023, a valorização das cotas é de 0,43%.

Os segmentos de investimentos apresentaram as seguintes rentabilidades: renda fixa, 0,99%; renda variável, -5,70%; estruturado, 0,90%; exterior, 1,92%; imobiliário, -1,49% e operações com participantes, 0,60%.

Em fevereiro, a pressão inflacionária e a atividade econômica resiliente reforçaram a expectativa do mercado de manutenção de taxas elevadas de juros por um período mais longo e levaram os fundos de ações locais a apresentarem fluxo financeiro e resultados negativos no período. As críticas do Governo Federal ao Banco Central, por conta do nível elevado da SELIC no país, trouxe mais volatilidade aos mercados, aumentando o receio dos investidores sobre interferências políticas nos órgãos econômicos e empresas estatais.

Na reunião do COPOM (Comitê de Política Monetária), do Banco Central do Brasil, houve a manutenção da taxa SELIC em 13,75% ao ano. Para a próxima reunião, a expectativa de mercado é que o Comitê mantenha a Taxa Selic nesse patamar. Durante o evento, o COPOM destacou que continuará monitorando os próximos passos da política fiscal e informou que manterá a taxa básica por período suficientemente prolongado, visando assegurar a estabilidade dos preços, como também da convergência das expectativas em torno da meta.

O COPOM enfatizou ainda que avaliará os próximos passos e poderá retomar o ciclo da alta, caso o processo de desinflação não ocorra como esperado. O índice IBOVESPA apresentou uma variação de -7,49% ,e o Real frente ao Dólar apresentou uma desvalorização de 2,69%.

Quando considerado o desempenho do Plano CD desde seu início, o resultado acumulado foi de 1.461,88% frente a uma meta de 1.778,44%. Devido à escalada do IGP-M, e consequentemente do índice de referência nos últimos 24 meses, esse resultado refletiu um retorno dos investimentos de 316,56 pontos percentuais abaixo do índice de referência, desde o início do plano, conforme tabela abaixo:


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio de seus dados por este site.