Criar uma data comemorativa significa marcar no calendário a importância de algo. É uma forma de dizer ao mundo que, em determinado dia do ano – mais do que em todos os outros –, alguém receberá atenção especial. Em 2007, quando comemorava seus 35 anos de existência, a Fachesf resolveu seguir essa tradição e instituiu um dia único para celebrar a parceria com aqueles que são a razão de ser da Fundação. Foi assim que nasceu, de forma inédita no segmento das entidades de previdência complementar, o Dia do Participante, que passou a ser festejado anualmente em 3 de setembro.
A data escolhida resgatava um fato histórico da Fachesf: foi nesse dia, no ano de 1980, que o então Ministro de Estado da Previdência e Assistência Social, Jair Soares, aprovou o primeiro Estatuto da entidade. Na época, o documento veio para formalizar o trabalho realizado com sucesso pela Fundação desde abril de 1972.
O Dia do Participante nasceu então com o propósito de estreitar ainda mais as relações da Fachesf com seus Ativos, Assistidos e Pensionistas. A ideia era trazer um grupo de pessoas para representar simbolicamente os milhares de Participantes e passar um dia inteiro visitando a sede da Fundação, onde poderiam interagir com diretores, conselheiros e empregados, tirar dúvidas, olhar no olho e, por que não, fazer novos amigos.
O evento de 2007 se revelou um grande sucesso. Participantes de diversas regionais puderam viver a experiência de caminhar pela Fachesf e entender um pouco mais do trabalho de levar previdência e saúde para tantas famílias. A partir daquele ano, o dia 3 de setembro virou dia de arrumar a sede e receber os visitantes com alegria. A cada edição, mais pessoas se inscreviam para participar; o encontro se fortalecia e ganhava novidades.
Uma história de muitas vidas
Em 2020, porém, a pandemia interrompeu a tradição. A visita pelos corredores se transformou num bate-papo virtual. Neste ano de 2021, mais uma vez a necessidade de distanciamento social não permitiu a alegria de sempre. Para celebrar a data, a Fachesf lançou uma campanha para coletar, durante todo o mês de setembro, histórias dos seus Participantes sobre a motivação para investir no futuro. Uma seleção das melhores histórias integrará uma programação especial de celebração.
Mais de 70 relatos já foram recebidos, como o do Participante Assistido Jorge Lima, 68 anos. Confira abaixo o depoimento comovente de quem conhece de perto a importância de cuidar do futuro.
“Cresci vendo meu pai trabalhar feito louco para dar uma vida digna aos seus dependentes. Durante aquele tempo, nunca o vi reclamar de sua luta. O problema começou quando, sentindo o peso da idade, ele buscou o INSS para reivindicar a aposentadoria. Ainda hoje lembro da sua decepção ao descobrir do valor do benefício. Ele precisou decidir: ou se aposentava e teria que reduzir drasticamente seu padrão de vida ou continuaria trabalhando para complementar a receita. Ele optou pelo segundo caminho. E eu prometi a mim mesmo que não passaria por tal perrengue. E foi assim que, desde meu primeiro salário, que não era muito, passei a fazer uma reserva. Mas nem todo mês eu conseguia depositar a quantia desejada, o que prejudicava meus planos de futuro. Então imaginem minha satisfação quando ingressei na Chesf e puder aderir ao plano de previdência da Fachesf! Hoje posso dizer que tenho uma vida tranquila, recebo um benefício próximo ao salário que tinha na ativa, criei meus filhos proporcionando-lhes as oportunidades de estudos necessárias para suas formações e vivo curtindo meus netos junto com minha esposa.”
Para participar da ação e enviar seu depoimento, clique aqui.
Rumo aos 50
Em 2022, quando a Fachesf celebrará seus 50 anos, a comemoração do Dia do Participante terá um gosto especial. Haverá novamente abraços, música e sorrisos. Até lá, a Fundação renova com todos os Participantes a parceria de sempre e lembra que, mais importante que estar perto, é estar por inteiro.
Dia do Participante Fachesf: por você, para você.
Ivonildo Oliveira de Andrade
3 setembro
Não contei 1, 2, 3 para me associar à FACHESF. Empregado CHESF desde Maio/1971 e aposentado desde Maio/2010, sempre considerei um membro nato desde a minha associação. Quero sempre permanecer sempre, mesmo com os meus dependentes (esposa). Parabéns! Próximo ano me escrevam para participar das bodas de ouro. !!!
Reginaldo Barreto
3 setembro
Preciso confraternizar-me com os velhos companheiros da Aviação e muitos outros colaboradores da CHESF naquele idos de 1971/72 que aceitaram suas inscrições oferecidas por mim, muitos com sérias restrições, para se inscreverem na constituição de um plano de fundação cujo objetivo seria FACHESF. Eu apresentava a primeira inscrição que era a minha. E assim logo meu talonário estava completamente esgotado. Tenho várias histórias muito engraçadas dessa época. HOJE, Graças a Deus em quase sua totalidade muitos me agradecem pela oportunidade de fazerem parte de uma Instituição que nos proporcione muita paz e equilíbrio financeiro nesta nova era dos 70/80/90 anos de idade. Amém
Ana Izabel Monteiro
3 setembro
É muito impactante ler o que a Fachesf pode fazer na vida das pessoas. É um orgulho e uma segurança de estar no lugar certo. Parabéns a todos nós, participantes. Brindemos a essa oportunidade
Ivande Júnior
6 setembro
Eu parabenizo à Fachesf por esse trabalho tão importante, cuidar do futuro das pessoas!!! Bela matéria!