Na reunião extraordinária realizada em 25/11/2024, o Conselho Deliberativo da Fachesf aprovou a elevação das taxas de juros da meta atuarial dos planos de previdência administrados pela Fundação. Os novos índices, que passam a ter vigência a partir de janeiro de 2025, serão: Plano BD = IPCA+ 4,93%; Plano BS = IPCA+ 5,08% e Plano CD = IPCA+ 5,14%. Os planos CD Puro e RealizePrev possuem como meta de referência o CDI.
A mudança nas taxas de juros acompanha o intenso trabalho que vem sendo realizado pela Fachesf no sentido de trazer mais estabilidade para as cotas e previsibilidade no desempenho dos planos, sobretudo o CD-BCO, que hoje paga benefícios a mais de três mil aposentados e pensionistas. “Com o projeto de imunização e completa reestruturação nas carteiras ao longo de 2024, decidimos elevar as metas atuariais, visto que temos um cenário mais previsível de resultados, que dependa cada vez menos das oscilações do mercado. Essa estratégia está reforçada, inclusive, na Política de Investimentos dos nossos planos para 2025”, explica Felipe Andrade, diretor de Administração e Finanças da Fundação.
Para garantir total segurança no processo de alteração da taxa de juros, a Fachesf conta também com estudos atuariais robustos realizados por consultoria independente, que calcula a previsão de rentabilidade para os próximos anos. “Além dessas análises prospectivas, a própria performance do CD-BCO nos últimos meses nos dá convicção de que atingiremos essa meta no longo prazo. Essa decisão fortalece a gestão do plano, reduz riscos para a Fundação e ainda impacta positivamente na redução dos déficits, que tem sido o principal esforço da Fachesf em benefício dos participantes assistidos”, afirma o diretor.
SEM COMENTÁRIOS