A Fachesf recebeu, em outubro de 2024, um convite da Eletrobras para participar do Projeto de Otimização da Previdência das Empresas Eletrobras, que visa à criação de uma nova Entidade Fechada de Previdência Complementar a partir da incorporação das cinco fundações do grupo (Fachesf, Previnorte, Eletros, Real Grandeza e Elos). Na ocasião, a Eletrobras comunicou que a não aceitação ao convite implicaria na transferência imediata dos planos de previdência para outra entidade.
Dada a relevância e a complexidade do tema, que impacta diretamente a trajetória construída ao longo de 52 anos por participantes, empregados e dirigentes, o Conselho Deliberativo da Fundação solicitou um prazo de 60 dias para avaliar a proposta.
Após esse período, e com base em análises criteriosas e debates internos, a Fachesf respondeu ao convite, manifestando concordância em acompanhar as reuniões e participar ativamente das discussões e soluções propostas. A Fundação entende que é essencial manter um diálogo aberto e obter acesso irrestrito a dados relevantes, informações sobre a estrutura e governança da nova entidade, fluxo de processos, composição do quadro funcional, gestão dos planos, representatividade dos participantes nos órgãos estatutários e direitos adquiridos de todo os ativos e assistidos.
Tal postura reforça o compromisso da Fachesf com o princípio da transparência, assegurando que todos os participantes sejam informados sobre o andamento do projeto. Além disso, a Fundação poderá conduzir seus próprios estudos e realizar avaliações seguras e autônomas.
Ressalta-se que a participação da Fachesf nos trabalhos do projeto não implica qualquer alteração nos direitos dos participantes ou nas condições dos regulamentos dos planos de previdência atualmente administrados. A decisão sobre a eventual concordância com a incorporação será tomada no futuro, após o pleno conhecimento de todos os termos e da estrutura da nova fundação pelo Conselho Deliberativo, que avaliará a conveniência e os impactos de possíveis mudanças, sempre com o foco na proteção do patrimônio, da história e dos interesses dos participantes da Fundação.
Qualquer atualização sobre esse assunto será divulgada em momento oportuno nos canais oficiais de comunicação da Fachesf.
SEM COMENTÁRIOS