READING

Fachesf-Saúde facilita acesso para exames de covid...

Fachesf-Saúde facilita acesso para exames de covid 19

De cada 100 testes para detectar contaminação por covid-19 realizados no Brasil, apenas 7 foram pagos por operadoras privadas de saúde. Os dados, com base nos registros da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e o Ministério da Saúde, mostram que apenas 1,3% dos 47 milhões de brasileiros que pagam mensalmente planos de saúde conseguiram fazer o exame pelo convênio nos cinco meses iniciais da pandemias. A negativa das empresas para a realização de testes de covid-19 é atualmente a reclamação mais comum recebida pela ANS envolvendo coronavírus: de mais de 13 mil queixas, cerca de 7.500 (56%) eram de usuários que não conseguiram fazer o exame.

Os beneficiários do Fachesf-Saúde, porém, não fazem parte dessas estatísticas. De março a julho deste ano, um total de 1.969 pessoas realizaram o procedimento. Silvio Cherpak, superintendente de Saúde da Fachesf, afirma que, desde o início da pandemia, mesmo sem a obrigatoriedade da ANS, a Fundação negociou com seus laboratórios parceiros a cobertura para os exames de RT-PCR e Sorologia.

“Liberamos a realização dos testes sem cobrança de coparticipação para todo nosso grupo, inclusive para quem só tinha plano de cobertura hospitalar. Já para os pacientes considerados como grupo de risco, autorizamos a coleta domiciliar, evitando uma maior exposição ao vírus. Essa é só mais uma prova de que, para a Fachesf, nossos beneficiários não são números de matrícula, mas pessoas que confiam em nosso trabalho e sabem que podem contar com a gente”, disse Silvio. A Fundação não tem nenhuma ação na justiça, nem qualquer notificação perante a ANS por negar o acesso aos testes.

Cabe destacar ainda a disponibilização, pela Fachesf, do serviço de telemedicina sem coparticipação para urgências. Durante as consultas realizadas à distância, surgiram várias solicitações de exame para comprovação de covid 19, todas devidamente liberadas. O atendimento continua disponível. A Fundação recomenda que, antes de se dirigir para uma urgência, o beneficiário consulte a equipe de saúde da telemedicina e evite ao máximo a exposição desnecessária ao vírus.

Fonte dos dados: https://www.diariodepernambuco.com.br/outros/app-ultimas/2020/10/com-lucro-recorde-planos-de-saude-pagaram-so-7-dos-testes-de-covid-1.html 

 


Assessoria de Comunicação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio de seus dados por este site.