A Diretoria Executiva da Fachesf esclarece que tem acompanhado de perto os movimentos da vacinação contra a Covid-19 em todo o Brasil. Além do que é divulgado pela mídia, a Fundação monitora as atualizações divulgadas pelo Ministério da Saúde a respeito da distribuição das vacinas em todos os Estados. Até o momento, a operação de imunização da população está sendo promovida exclusivamente pelos agentes públicos do Sistema Único de Saúde (SUS) e não há permissão para distribuição ou comercialização de vacina na rede privada, seja por clínicas particulares ou operadoras de saúde.
Por essa razão, a Fachesf solicita a todos os Participantes e beneficiários que se mantenham informados do assunto pela imprensa e pelas assessorias de comunicação dos órgãos oficiais. É importante que todos fiquem atentos às orientações repassadas, principalmente em relação aos grupos prioritários, locais e datas de vacinação.
As vacinas contra a Covid-19 são resultado de profundos estudos científicos realizados por especialistas do mundo todo e representam a esperança para o fim de uma pandemia que já fez milhares de vítimas. A Fachesf, em sua missão de cuidar das pessoas, apoia a imunização universal e o trabalho dos profissionais na linha de frente ao combate do novo coronavírus. Enquanto operadora de saúde, a Fundação também tem dado o máximo suporte aos beneficiários que buscam ajuda em casos de Covid, facilitando o acesso aos testes para detecção do vírus e disponibilizando o serviço de Telemedicina para evitar exposições desnecessárias.
A Fachesf reforça a necessidade do uso das máscara, a higienização constantes das mãos e o distanciamento social. Em caso de dúvida sobre qualquer questão relativa a esse tema, entre em contato com a Central de Relacionamento pelo 0800.281.7533 ou 4020.7533 (ligações de celular).
solange carlos da silva
26 janeiro
Me respondam. O presidente da República Bolsonaro, tem falado em seus pronunciamentos que n é obrigatório, o uso da vacina. Serei obrigada a tomar? e Se n tomar a vacina, quais serão as retaliações ou impedimentos que haverá na minha vida como funcionária, pensionista? E como saberei dos efeitos colaterais em meu organismo? Quem se responsabilizará por algum efeito colateral, no instante da vacina,ou num futuro, e quais sequelas? Quem pagará pelos encargos hospitalares, ou pelas sequelas, os medicamentos, morte, etc?
E quais vacinas tomaresmos:As vacinas contra a COVID-19 têm sido desenvolvidas com base em 3 tipos de tecnologia:
Tecnologia genética do RNA mensageiro: é uma tecnologia mais utilizada na produção de vacinas para animais e que faz com que as células saudáveis do corpo produzam a mesma proteína que o coronavírus utiliza para entrar nas células. Ao fazer isso, o sistema imune é obrigado a produzir anticorpos que, durante uma infecção, podem neutralizar a proteína do verdadeiro coronavírus e impedir o desenvolvimento da infecção. Esta é a tecnologia sendo utilizada nas vacinas da Pfizer e da Moderna;
Uso de adenovírus modificados: consiste em utilizar adenovírus, que são inofensivos para o corpo humano, e modificá-los geneticamente para que atuem de forma parecida com o coronavírus, mas sem risco para a saúde. Isso faz com que o sistema imunológico treine e produza anticorpos capazes de eliminar o vírus caso aconteça a infecção. Esta é a tecnologia por trás das vacinas da Astrazeneca, da Sputnik V e da vacina da Johnson & Johnson;
Uso do coronavírus inativado: é utilizada uma forma inativada do novo coronavírus que não provoca a infecção, nem problemas para a saúde, mas que permite ao corpo produzir os anticorpos necessários para combater o vírus.
E a vacina, é a garantia de nos livrar dessa prisão, que nos colocaram, e estão tomando proveito da situação?
Peço incluir resposta tambem para o meu email particular scarlos_dasilva@hotmail.com, pois o scsilva@chesf.gov.br encontra-se com a senha bloqueada