Go Live do sistema SAP na Fachesf

O 1° de setembro foi uma data muito esperada pela Fachesf. Neste dia, aconteceu o Go Live do SAP: início oficial de funcionamento do novo sistema de gestão. Para o presidente Helder Falcão, esse foi um passo muito importante, pois consolida o avanço nos processos corporativos e torna a Fundação ainda mais competitiva. “A visão da Fachesf é ser referência na gestão de previdência complementar e assistência à saúde, ampliando sua atuação no mercado. A implantação do SAP vem para mostrar o tamanho dos nosso sonhos e nos colocar numa posição de destaque”, disse.

A novidade foi bem recebida não somente pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) e pelos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Fachesf, como também pela Eletrobras e pela Chesf – a holding e a Patrocinadora já operam com o sistema. Atualmente a Fundação é a única entidade de previdência complementar do grupo a adotar o SAP.

O SAP – sigla para Software, Applications and Products – é um sistema que fornece uma série de dados e informações fundamentais para o planejamento dos recursos e para a tomada de decisões operacionais e estratégicas. Mundialmente conhecido como ferramenta de alta confiabilidade, o SAP é 100% rastreável e auditável, o que permite análises das finanças e contabilidade em tempo real. A tecnologia vai eliminar dados redundantes em operações anteriormente controladas por mais de um sistema.

A entrada em operação da ferramenta está sendo realizada em etapas. A primeira onda envolve especialmente as operações da Controladoria (FGE) e da Central de Serviços (FCS), mas com impactos e mudanças em todas as áreas, já que altera as contratações, aquisições de bens e serviços e processos de pagamento aos fornecedores. Ainda nessa fase, o SAP receberá diretamente dos sistemas, informações das folhas de pagamento, contribuições previdenciárias, resgates, portabilidades, posto prisma, empréstimos, questões jurídicas, pagamento à rede credenciada e mensalidades dos planos de saúde.

“Nessa integração, a única ação humana é apertar um botão. Esse é o modelo mais moderno de integração e com menor risco de erros. A escolha reflete o resultado de um trabalho técnico da Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI) com a Controladoria, e vai permitir a visualização imediata das operações na contabilidade e financeiro da Fundação. É realmente um dia para ser comemorado”, avalia Fátima Pimentel, assessora de TI.


Assessoria de Comunicação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio de seus dados por este site.