Na hora de preencher a declaração anual do Imposto de Renda, fique atento aos investimentos realizados no seu plano de previdência da Fachesf em 2020. A seguir, vamos explicar como você deve proceder para não cometer erros e utilizar a previdência a favor do seu futuro.
1) Antes de tudo, é preciso esclarecer que investimentos em previdência privada só podem ser utilizados para dedução do Imposto de Renda por quem opta pelo modelo completo de declaração.
2) Abra a ficha “Pagamentos e doações efetuados” e selecione o código 36: “Previdência Complementar”.
3) Preencha as informações solicitadas. O CNPJ da Fachesf é 42.160.192/0001-43 – Fundação Chesf de Assistência e Seguridade Social.
4) Declare o valor pago no ano de 2020. Essa informação consta no Informe de Rendimentos disponível na área restrita do site da Fundação ou no aplicativo Previdência Fachesf.
5) Investimentos em previdência podem ser deduzidos até 12% dos seus rendimentos. Ao preencher a declaração, o próprio programa calcula esse limite de dedução.
6) Uma dica: aproveite essa vantagem de ser contribuinte Fachesf para pagar menos imposto e ainda aumentar sua reserva previdenciária. Caso tenha dúvidas, entre em contato com a Fundação.
7) Se você resgatou o plano ou já está recebendo benefício, os valores retirados devem ser informados na declaração de acordo com o tipo de tributação.
8) Se o Plano tiver tributação Progressiva, os saques entrarão na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”.
9) Para Plano com tributação Regressiva, informe as retiradas na ficha “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva”.
10) O prazo para entrega da declaração é 30 de abril. Fique atento.
SEM COMENTÁRIOS