Em razão da notícia divulgada no Blog de Jamildo, na manhã do dia 28/06, a Fundação Chesf de Assistência e Seguridade Social – Fachesf esclarece que:
1) Não existe ameaça de interrupção no pagamento das suplementações de aposentadoria dos seus Participantes. Todas as medidas para manter a saúde financeira da Fachesf estão sendo tomadas e não há dados e nem fatos que apontem para riscos do não cumprimento de suas obrigações.
2) São inverídicas as afirmações que os déficits atuais foram causados por investimentos malsucedidos. A Fachesf segue uma Política de Investimentos que preza pela execução dos recursos de forma criteriosa e em conformidade com a legislação vigente. Os resultados obtidos estão compatíveis com as melhores práticas do mercado e podem ser constatadas quando comparadas com o desempenho de outras entidades abertas ou fechadas.
3) Notadamente nos últimos dois anos, ocorreu um acentuado crescimento do IGP-M (indexador usado para o reajuste anual dos benefícios de aposentadoria da Fachesf), frente ao IPCA. Esse descasamento impactou fortemente nos resultados da Fundação, sendo um dos principais motivos para o déficit do Plano de Contribuição Definida – CD. Cabe registrar que um déficit atuarial – assim como um superávit – é condição inerente a qualquer plano de previdência de natureza vitalícia.
4) O desconto de 19,37% sobre o benefício está sendo realizado para um grupo de 2.237 aposentados e pensionistas do Plano de Contribuição Definida – CD, com igual participação das patrocinadoras (Chesf e Fachesf), conforme determina a legislação. Essa contribuição extraordinária serve justamente para garantir a sustentabilidade do Plano e o cumprimento de suas obrigações no futuro. Vale salientar que o benefício mensal de aposentadoria pago pela Fachesf, em junho/2021, foi reajustado em 37,04% e, em junho/2022, em 10,72%, ambos pelo IGP-M, conforme determina o atual Regulamento do Plano.
5) A Fachesf, no decorrer de todo o processo, deu total transparência e publicidade ao assunto, disponibilizando relatórios atuariais e outros documentos no site da Fundação. De modo a incentivar o diálogo e promover o debate sobre a questão, foram e continuam sendo realizadas, uma série de lives (reuniões on-line), além da publicação de notas, e-mails, mensagens e comunicados dirigidos aos Participantes envolvidos.
6) Há exatos 50 anos, a Fachesf vem honrando o compromisso de pagar em dia os benefícios de cerca de 9 mil Aposentados e Pensionistas. Como administradora de planos de previdência e assistência à saúde, os serviços da entidade beneficiam diretamente cerca de 30 mil pessoas entre aposentados, pensionistas, contribuintes ativos e seus dependentes.
Diretoria Executiva da Fachesf
Recife, 29 de junho de 2022.
SEM COMENTÁRIOS