READING

Outubro Rosa: Roda de conversa traz informações e ...

Outubro Rosa: Roda de conversa traz informações e depoimentos sobre saúde feminina 

Muita informação e emoção marcaram a roda de conversa “Câncer de Mama: prevenção, mitos e verdades”, realizada na manhã da última sexta-feira, 25, para colaboradores e prestadores de serviços da Fachesf.  

O evento interno contou com a participação de Júlia Iaucci, farmacêutica bioquímica e gerente médica de Saúde Feminina da Bayer, e Andrea Salsa, colaboradora Fachesf.  A ação foi realizada pelo Comitê de Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fachesf em parceria com Superintendência de Saúde, e apoio da Assessoria de Recursos Humanos (ARH) e Assessoria de Comunicação e Marketing (ACM). 

A abertura do encontro foi feita pela assessora de comunicação e marketing, Nathalia Duprat, que apresentou as convidadas e destacou que a iniciativa representa o cuidado da Fachesf com a saúde dos seus empregados.  

Em seguida, a farmacêutica bioquímica Júlia Iaucci apresentou o conteúdo do programa Cá entre nós, da Bayer, com informações sobre planejamento reprodutivo e diferentes métodos contraceptivos e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.  

“O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre mulheres, sendo o primeiro o câncer de pele, e o que causa mais mortes em mulheres”, afirmou Júlia. Para o diagnóstico precoce é muito importante a atenção ao próprio corpo por meio do autoexame, além dos exames físicos como ultrassom de mama e mamografia.  

Sobre o planejamento reprodutivo, a farmacêutica informou que 62% das gestações são não-planejadas no Brasil e esclareceu mitos e fatos sobre o uso de hormônios nos métodos contraceptivos como pílulas, DIUs e implantes. 

A presença mais esperada no evento foi a da colaboradora Andrea Salsa, 51 anos, que compartilhou sua experiência desde o diagnóstico de câncer de mama, passando pela sua cirurgia e detalhando tratamentos de quimioterapia e radioterapia. Ela falou sobre a importância da família e amigos na sua recuperação. Ao iniciar o seu depoimento, fez questão de agradecer aos colegas de trabalho. “A minha primeira palavra é gratidão a todos vocês aqui, pelo carinho, pelo amor, mensagens e orações neste ano. E gratidão a Fachesf”, afirmou emocionada. 

Andrea, colaboradora da Fachesf há 30 anos, diagnosticou a doença, em 2023, por meio do exame periódico oferecido pela Fundação aos seus funcionários. Em sua fala, ainda incentivou os exercícios físicos regulares, uma alimentação equilibrada e que todos façam os exames e consultas médicas para avaliação dos resultados. 


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio de seus dados por este site.