A Fachesf comunica que recebeu, em fevereiro, o valor de R$ 47,3 milhões na conta do Plano BD, proveniente do pagamento de precatório federal, após acordo judicial firmado com a União, a fim de encerrar discussão que envolvia as Obrigações do Fundo Nacional de Desenvolvimento (OFND). A ação foi movida pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), da qual a Fundação é associada, e teve o objetivo de recuperar perdas nos valores investidos.
Instituída em 1986, a OFND tinha como objetivo angariar recursos para investimentos nacionais feitos pela União. A operação envolvia a emissão de quotas e obrigações para captar recursos, com aquisição compulsória pelas Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) patrocinadas pelo setor público, como era a Fachesf.
O prazo de resgate estipulado foi de 10 anos, com correção monetária pela extinta OTN (Obrigações do Tesouro Nacional), até fevereiro de 1989. A partir desse período, as OFNDs passaram a ser corrigidas pelo IPC. Posteriormente, com a criação do BTN (Bônus do Tesouro Nacional), o BNDES alterou o critério de correção das OFNDs. Em meio a essas modificações e o entendimento de ter havido perdas para as suas associadas, a Abrapp ingressou com uma ação judicial, buscando o ressarcimento dos valores investidos, relativamente à correção monetária e expurgos inflacionários, entre 1990 e 1991.
Após batalha judicial que perdurou por mais de 30 trinta anos, a Abrapp, representando 88 entidades, firmou acordo com a União em 2022, e chegou a um consenso quanto aos valores cabíveis, encerrando essa discussão. Esse desfecho permitiu à Fachesf receber o referido montante, destinado a reconstituir os recursos garantidores do Plano BD e garantir a continuidade e solvência do plano, assegurando o cumprimento dos compromissos previdenciários.
Maria de Lourdes Tomaz da Silva
13 março
Boa notícia, pelo que entendi, significa que teremos o nosso benefício garantido por um bom tempo.
Manoel ROZENDO 21.407
13 março
Então eu com ,aposentado e sendo dupla BD 001 ,sou beneficiado com este recurso recebido pela Fachesf.Me explique .Matm21.407
Ricardo Braga de Andrade
13 março
Parabéns pela batalha firmada por essa entidade, gostaria que essa batalha também se estenda ao plano CD reduzindo os déficit qdo houver superavit.