READING

Tempo de cuidar da saúde mental e emocional

Tempo de cuidar da saúde mental e emocional

Você sabia que o Brasil é o país com mais casos de depressão da América Latina? Um dos grupos mais afetados é os das pessoas com mais de 60 anos, principalmente após a aposentadoria. Nesse cenário, as mulheres são as mais suscetíveis a condições como a depressão, correndo duas vezes mais riscos de desenvolverem a doença do que os homens.

A informação é da última Pesquisa Nacional de Saúde do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em 2019. Algumas das razões apontadas pelo mapeamento são o abandono familiar e a sensação de não ser mais útil à sociedade, já que as atividades laborais foram finalizadas.

Outras razões apontadas são problemas de saúde e doenças neurodegenerativas, que podem estar ligadas à genética, fatores ambientais (poluição do ar e da água, ingestão excessiva de agrotóxicos, violência doméstica e/ou abandono dos familiares, por exemplo), má alimentação e sedentarismo. 

Para blindar sua saúde mental e emocional na aposentadoria, nossa dica é que você procure ter um ciclo social ativo. Construa bons relacionamentos e procure se cercar de pessoas com quem possa conversar e dividir medos, frustrações e fraquezas. E, lembre-se: jamais tenha vergonha de pedir ajuda. Se achar que não vai dar conta sozinho, busque um profissional de confiança, como um psicólogo ou psiquiatra, especializados em questões ligadas ao envelhecimento.

Você também pode (e deve!) praticar Ioga, meditar e fazer atividades físicas. A musculação é indicada atualmente como uma das principais estratégias na manutenção e aumento da massa muscular e fortalecimento da massa óssea, mas você também pode dançar, nadar, pedalar, caminhar ou procurar qualquer exercício que lhe dê prazer. O objetivo é se manter em atividade e estimular a produção de endorfina, serotonina e dopamina pelo corpo, hormônios que causam a sensação de bem-estar.

E, o mais importante de tudo, permita-se sentir suas próprias emoções. Com práticas de gratidão, perdão, resiliência, paciência e tantas outras, a aposentadoria pode ser a sua grande chance de viver com felicidade, paz e saúde.


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio de seus dados por este site.