O CPF é um dos documentos mais importantes para o brasileiro. Sua numeração é única e definitiva. Por isso, é importante sempre checar a situação na Receita Federal para não enfrentar transtornos em atividades como entregar a declaração de ajuste anual de imposto de renda, abrir contas bancárias, movimentar saldo em conta, pedir empréstimos e receber aposentadoria e benefícios. A Fachesf tomou conhecimento através da Receita Federal que existem CPFs de participantes que estão pendentes de regularização. Por isso, orientamos que consulte a situação cadastral do seu CPF e em caso de pendências, entre em contato com a Receita Federal para a devida regularização.
Outro problema recorrente é a divergência nos cadastros entre a Receita Federal e à fonte pagadora. É importante lembrar que pessoas que têm o nome alterado em razão de casamento, divórcio ou outra motivação, precisam informar a alteração tanto a Receita Federal e quanto a sua fonte pagadora, conservando seus dados e documentos atualizados em ambos os cadastros.
Como consultar a situação do meu CPF?
Acesse o site da Receita Federal e informe o número do seu CPF e da sua data de nascimento: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cpf/consultasituacao/consultapublica.asp
Caso exista alguma irregularidade no seu CPF, será possível identificar.
As principais irregularidades do CPF são:
PENDENTE DE REGULARIZAÇÃO: significa que foram identificadas pendências fiscais relacionadas ao CPF que podem ser atraso no pagamento de impostos, alguma Declaração de Imposto de Renda das Pessoas Físicas (DIRPF) não entregues nos últimos cinco anos ou outras obrigações tributárias não cumpridas.
SUSPENSA: o cadastro do contribuinte está incorreto ou incompleto, com indícios de fraude, duplicidade de cadastro ou ausência de justificativa em dias de eleição.
CANCELADA: o CPF encontra-se cancelado por multiplicidade, em virtude de decisão administrativa ou judicial. Um CPF cancelado não tem validade legal.
TITULAR FALECIDO: quando for incluído o ano de óbito do titular.
NULA: foi constatada fraude na inscrição e o CPF foi anulado.
Caso sua consulta apresente um dessas irregularidades, entre em contato imediato com a Receita Federal para regularização e evite transtornos.
SEM COMENTÁRIOS